Cristianismo, o culto da mentira

Bob Kowalski
14 min readDec 12, 2021

--

“Eles vieram com uma Bíblia e sua religião — roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito… e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao ‘Senhor’ por sermos salvos.” Chefe Pontiac.

Do cristianismo só gosto do vinho, dos feriados e dos pecados. Examinei todas as superstições conhecidas do mundo, são todas baseadas em fábulas e mitologia, não encontrei na superstição do cristianismo uma característica redentora, ou uma revelação.

Nascemos e logo somos apresentados a estas histórias malucas sobre o homem sendo feito do barro, a mulher feita da costela dele, uma árvore mágica, uma cobra falante. Então depois vem a parte do homem com poderes mágicos morrendo e ressuscitando, ele é filho de deus que também é o mesmo deus. O tal Jesus é o pai de si mesmo porque engravidou sua mãe quando era apenas um pombo. Essas histórias incoerentes estão registradas num livro com regras dizendo como devemos viver; além disso, aprendemos a louvar Jesus sempre que entrarmos numa igreja, devemos obedecer a suas leis, caso contrário somos maus e iremos para o inferno. Mas como você verá mais tarde na vida, ninguém segue seus mandamentos: as pessoas matam, as pessoas se divorciam por infidelidade; contam mentiras e cometem absurdos sem que a religiosidade impeça, inclusive em muitos casos os crimes têm como gatilho a própria religiosidade, muitos religiosos praticantes têm uma longa ficha criminal, ser religioso não serve de atestado de bondade.

Os cristãos têm um livro sagrado e dizem ser uma verdade divina. Inclusive, querem impor a bíblia nas escolas. Agora pergunto: você pode deixar seu filho ler este livro? Penso que deveria haver advertências: cenas fortes de violência, sexo, pedofilia, racismo, misoginia, intolerância religiosa…

A bíblia deve ser interpretada? Segundo os cristãos todo texto sagrado deve ser a palavra de deus ou ser escrito sob sua inspiração. Mas por que deus produz um texto que precisa de explicação? Por que o deus todo-poderoso usa um intermediário para se comunicar com suas criaturas? Não há razão. O texto que precisa de interpretação é uma comunicação imperfeita. Os teólogos dizem que deus não fez nada imperfeito. Isso inevitavelmente leva à seguinte conclusão: se um texto precisa de interpretação essa é a prova de que não se trata da palavra de deus, ou que este deus é imperfeito e falho.

Ao envelhecermos presenciamos situações diferentes e começamos a questionar a religião. Mas quem foi exposto à religião na infância aceitará de todo o coração, ou em casos raros rejeitará por completo a lavagem cerebral religiosa. É preciso muita coragem para abandonar a religião porque não ser religioso é mal visto pela maioria da sociedade. Quando nos rebelamos contra a religião seremos atacados até por nossos amigos e familiares.

No passado havia excelentes motivos para ser religioso, era uma reunião ideal para socializar com os vizinhos e conversar sobre a vida. Agora, você não precisa ir à igreja para fazer isso, a Internet facilita a socialização, basta adicionar algumas pessoas ao seu aplicativo de rede social e criar uma conversa em grupo ou vídeo, isso já é socializar.

Cada religião deseja governar o mundo inteiro, a ideia central do cristianismo é unir as pessoas através de um gigantesco monopólio político e cultural. Cristãos insanos saíram pelo mundo destruindo a cultura de povos inocentes, o cristianismo foi uma das principais causas para destruição de povos indígenas. Destruir uma cultura para espalhar religião é imoral, antiético e deveria ser considerado um crime. Evangelizar indígenas é condenar a extinção povos que vivem em harmonia com a natureza.

A religião não é a raiz de todos os males, mas está longe de ser a fonte de todo o bem. De qualquer maneira, os poucos efeitos positivos da religião podem ser questionados. As religiões costumam dar péssimos motivos para a moralidade. Pergunte a si mesmo: qual é a verdade? Religiosos ajudam os pobres preocupados com seu sofrimento, ou apenas porque pensam que isso seja uma condição para a recompensa de vida eterna num paraíso? Fazer boas ações esperando algo em troca é uma forma de egoísmo. Inclusive, religiosos ajudam sempre com a intenção de converter as pessoas para sua religião.

A religião possibilita uma ética primitiva, mas seu erro é justamente não reconhecer os seres humanos que criam, escrevem e atuam em sua própria história. Ao longo dos anos, fizemos um progresso considerável na moral, e não o fizemos lendo a Bíblia ou o Alcorão com mais cuidado. Ambos os livros abraçaram a prática da escravidão, mas os humanos civilizados agora perceberam que a escravidão é uma abominação.

Mesmo que a autoridade seja sagrada, a moralidade não pode ser baseada na autoridade, moralidade é uma construção coletiva e não um sistema de hierarquia. Os líderes não podem criar valores morais. Alguém se torna o líder de um grupo porque é a personificação dos valores e ideias do grupo. Quando um líder tenta inovar e abandonar os valores do grupo, ele perde apoio político e pode até perder a liderança.

O diabo não é a origem do mal, mas a mente humana. A sociedade é a principal fonte do pensamento humano, sendo a maior culpada das coisas ruins, porque não oferece às pessoas oportunidades de melhoria. Portanto, somos a sociedade, somos responsáveis pelas coisas ruins que acontecem. Se o mundo é cheio de religiosos e as coisas andam ruins, a conclusão é que a religião não serviu para nada até o momento, pelo contrário, se o Brasil tem a maioria de cristãos conservadores e vive na extrema pobreza e na corrupção! O que devo concluir? Que a minoria de ateus são os culpados por essa desgraça? Obviamente a culpa é dos cristãos e seus líderes corruptos que governam o país.

Se uma pessoa não cumpre as leis, não vai aprender bons costumes lendo a bíblia, porque é um livro cheio de exemplos de maldade e crueldade. Não tiramos nossa moral da religião. Reconhecemos os valores e obrigações no simples exercício da vida cotidiana. Decidimos o que é certo reconhecendo a necessidade de cooperação e regulação da sociedade como meio através do qual atingimos a felicidade individual e coletiva. Se você tem senso de responsabilidade, não precisa de deuses ou crenças religiosas para entender o bem e o mal. Você pode decidir por si mesmo o que fazer em qualquer situação.

O filósofo cristão Richard Swinburne (num raro lampejo racionalista) rejeita o Argumento Moral para deus porque Swinburne julga que as verdades morais são verdadeiras, mesmo sem a religião, portanto, a existência divina não pode ter nenhum efeito sobre a moralidade. Valores morais são verdades necessárias, existentes em todos os mundos possíveis, incluindo aqueles mundos em que deus não existe.

Não há dúvidas da mudança de algumas pessoas através da religião. Mas isso não prova absolutamente nada. Tais experiências ocorrem em qualquer religião. Muitos ateístas ficam bravos quando afirmo que igrejas evangélicas são eficientes no combate ao vício, por exemplo, se você é um alcoólatra e se abstém de beber, a princípio se sentirá sozinho, sem amigos, sem ter para aonde ir e mesmo reuniões de alcoólatras anônimos não são suficientes para formar um vínculo forte em pouco tempo. Portanto, tornar-se religioso e gastar seu tempo com adoração, atividades na igreja, aulas bíblicas, retiros facilmente traz novos amigos. Em qualquer lugar fora da igreja formar essa nova rede de amizades levaria, com sorte, meses, senão anos. Quando o fiel diz que “ganhou uma vida nova” ele não está se iludindo, ele ganhou mesmo uma vida nova. Se converter de fato te traz mudança caso seja um viciado. De modo que, o religioso pensa ser deus agindo, então para uma pessoa sem estudo parece um milagre.

Às vezes sinto uma inveja desmedida das pessoas que creem com facilidade nas coisas que se apresentam a elas, invejo as pessoas sugestionáveis e que cultivam aquela inocência bonita, aceitando só o senso comum e uma dose de convicção como suficientes para dar conta da vida. As pessoas acreditam num ser superior regendo o universo, acreditam que a posição dos planetas age sobre os comportamentos humanos, acreditam que as contas dos búzios revelam acontecimentos, as cartas do tarô sabem sobre seu futuro, a leitura das linhas da mão atesta possibilidades, a energia não sei do quê, o espírito não sei de onde, os sais, os florais, os cristais interferem e atuam sobre a sua existência. Deve ser gostosa essa enorme fé na magia!

Você já sentiu isso? que deus nunca se importou nenhum pouco com você?

Ao menos para mim, o ateísmo, não foi uma escolha, tentei de verdade ver sentido em várias religiões, procurei freneticamente por evidências da divindade, mas não encontrei nada. Juro que tentei acreditar em forças invisíveis comandando o universo, e que essas forças imateriais tinham algum propósito.

Há muito tempo não brigo mais com aquilo que me tornei, aprendi a destruir todos os conflitos internos a ponto de enxergar a beleza intrínseca num universo ateu. É ético ser questionador, quando bem estudada há uma força potente na filosofia ateísta.

O problema é quando os conflitos são reais e provocados pelas pessoas que eu disse que as invejo lá em cima, esses crentes quando tentam contestar o ateísmo com rasos ou nenhum argumento, ou sob o único argumento da crença, ou do porquê sim. “Não tenho provas, mas acredito na bíblia.”, sacou?

Que ser humano normal ora para deus lhe trazer ajuda material enquanto milhões de crianças no mundo morrem de fome?

Num instante reflexivo um cérebro saudável sempre se pergunta: “Se deus existe, então por que diabos ele permite que as pessoas façam coisas tão horríveis umas com as outras?”

Óbvio que se você perguntar a um pastor, ele lhe dirá que deus vê tudo e os maus receberão uma punição algum dia. Caso não for punido em sua vida física, sua alma irá para o fogo do Inferno, onde sofrerá por toda a eternidade. Ninguém sabe o que de fato acontece depois que morremos, ninguém voltou para contar, podemos apenas imaginar. Acredito que nossa consciência é destruída com nosso corpo e que não somos mais nada, a morte é o nosso fim.

Qual a vantagem que o crente tem sobre o ateu? O crente não cura amputado, não ressuscita mortos, não anda sobre as águas, não transforma água em vinho, não se cura das suas próprias doenças e nem vai para o paraíso, porque o tal paraíso assim como Jesus não existe.

Os religiosos ignoram a eterna insatisfação da humanidade e insistem na ilusão da vida espiritual, onde encontraremos a verdadeira felicidade, porém, isso é apenas uma forma de equilibrar os desafios da vida, fugir às responsabilidades e ignorar que o ser humano é injusto com os fracos ou azarados.

Por que as pessoas acreditam? Por terem visto a apresentação de um produto extraordinário, a principal razão pela qual as pessoas acreditam em deus é o desejo egoísta de vida eterna, a negação desesperada da morte e finitude humana. Religiões e igrejas implementam as melhores estratégias de marketing conhecidas pela humanidade. Em termos de propaganda mentirosa, a religião é um grande negócio. Líderes religiosos lucram muito com a ilusão de imortalidade da alma.

Uma pergunta que todo crente deve fazer é: se eu nascesse no Oriente Médio, quais seriam minhas crenças, qual seria minha religião? Não seria muçulmano? Não seria condicionado a crer em Allah? Se a resposta for sim, pergunte: nasci nos Brasil (o país mais católico do mundo), não estou condicionado a acreditar em Jesus?

Religião é uma forma de tribalismo, somos religiosos porque a maioria das pessoas são religiosas. Se a sua família inteira, seu melhor amigo, vizinhos, até mesmo seu cachorro vai à igreja, você também sentirá vontade de fazer o mesmo. Fomos ensinados desde a infância sobre um poder superior, vemos propaganda religiosa em todos os lugares e quase todos os dias. Rezamos quando nos sentamos à mesa para comer. Todos ao seu redor estão convencidos de que existe algo superior nos vigiando o tempo inteiro. Você pensa: “Todos acreditam que deus existe, portanto, é provável que exista uma divindade. Caso contrário, todo mundo está louco.” Você foi doutrinado a seguir a maioria, sem querer ofender ninguém, mas todos somos um pouco loucos, a maioria dos seres humanos é movida apenas por seus sentimentos, a incapacidade de resistir aos sentimentos é o que se chama: loucura. A maioria dos humanos deseja estar certo, então escolhem informações que confirmam suas ideias, se apoiam em nomes de autoridades; desprezam todas as ideias que possam contradizer suas crenças, porque a mente religiosa valoriza o que lhe traz prazer, ou aquilo que é ensinado pela mídia de massa.

A religião está relacionada ao medo e controle das pessoas através de coerção psicológica, o cristianismo se baseia no medo da chama eterna, do inferno, da maldição do diabo. Quase não sinto medo, sou um homem sem medos desnecessários, só me preocupo com a realidade imediata quando algum perigo que ameaça minha segurança pessoal, não me preocupo nunca com seres imaginários. Posso rir e zombar de qualquer religião sem sentir nada, por exemplo: Satanás e Jesus se ajoelharam na beirada da minha cama implorando para que não escrevesse estas palavras, eles queriam que eu não escrevesse sobre religião. Então rindo por dentro eu peguei naquelas mãos sebosas e jurei para ambos que não escreveria nadinha, jurei que não escreveria nenhuma palavra.

Como podemos ofender a deus se não é possível surpreendê-lo? Se deus sabe tudo, não há nada que alguém faça que possa surpreender a deus e toda ofensa que alguém fizer foi antes planejada e criada pelo próprio deus.

Se você deseja ser reconhecido como crente, então é necessário ir à igreja e fazer coisas que só nos darão falsas esperanças. O que acontece quando você vai à igreja: você pode confessar seus pecados e orar pelas coisas boas que acontecem a você e sua família. Mas essas são todas as coisas que você pode fazer em casa com sua família. Se deus sabe tudo e está em toda parte, por que ir à igreja? Não seria possível uma comunicação direta com a divindade em qualquer lugar e momento? Se tudo está no plano de deus que diferença faz rezar?

Se você é um crente, não só tem que ir em pessoa aos templos e orar por seus objetivos, mas seu cérebro também deve estar ocupado com pensamentos constantes sobre deus. Sobre o que é bom e o que é mau de acordo com a sua interpretação bíblica. A igreja é uma filial de divulgação de um movimento político. Um dos motivos pela qual o cristianismo faz as pessoas serem batizadas é aumentar os números de membros, um batismo significa mais lucro para a igreja e maior poder político para o cristianismo.

O único desejo de todo líder cristão é poder político e econômico. “A igreja certa é só a minha, a interpretação correta da bíblia é só a minha”. Os religiosos gostam de lutar uns com os outros. Religiosos de outras igrejas sempre são tratados com algum nível de desprezo, ressentimento e ódio. Cristãos praticam lealdade quase incondicional a sua igreja, mas eles não praticam aquilo que pregam, o amor próximo é uma mentira que só fica no papel, cristãos não desejam acabar com a pobreza, cristãos costumam ajudar apenas outros cristãos, ajudam apenas quem é um novo membro em potencial para igreja.

O cristianismo sugere o seguinte: ore e você obterá o que deseja. Os religiosos lhe dirão que basta orar para que coisas boas aconteçam. Se você deseja fartura de comida, deve orar. Se você deseja ser curado basta orar. Você, por exemplo, deseja um emprego melhor, orar é remover a responsabilidade de suas próprias ações; você ora para que algo aconteça e quando não acontece você fica pensando: “Bem, parece que ainda não sou digno. Eu deveria orar mais.” Claro, esse pensamento não é inteligente e não funcionará. Mesmo que você consiga o que deseja, não foi deus que escutou suas orações. Você apenas trabalhou duro para realizar seus objetivos.

O cristianismo e outras religiões alienam através da crença que basta pedir a deus que lhe dê algo. Eles dizem, vá à igreja, sente-se, ore bastante, escute um alguém discursar, então pague o dizimo. Essa é uma forma passiva de existência, uma forma de esquecer-se de si mesmo e destruir sua personalidade através de uma coletividade alienante.

Se você de fato deseja que as coisas mudem, você precisa trabalhar para conseguir as coisas, ninguém pode se tornar um advogado se ficar esperando apenas que um dia, de alguma forma, comece a defender pessoas juridicamente. É preciso estudar para algo assim por anos, algo precisa ser feito. Enquanto a vida espiritual pede apenas orações para que as coisas aconteçam, a sequência para conseguir o que deseja na vida é a seguinte: você entende o que você quer, você trabalha muito, talvez você consiga, talvez não. Nenhuma divindade está envolvida no processo, apenas persistência e a vontade em nós.

As pessoas encontram conforto espiritual numa das milhares de religiões inventadas pelo ser humano. A ciência busca a verdade, as pessoas devem se perguntar se querem a verdade, ou conforto espiritual. Muitas vezes a vida é dura, injusta e cruel, por mais que eu deseje uma vida diferente, isso não muda a vida como ela é. As pessoas deixam de ver a verdade que a ciência mostra para continuar acreditando em religiões, crenças, misticismos, astrologia, horóscopo. Quer a verdade sobre a vida e sobre onde vivemos? Se a resposta for sim, então busque o conhecimento científico. A ciência é a domínio da técnica, isso num mundo democrático deve resultar num aumento do bem-estar geral, eis a fórmula da verdadeira democracia: o máximo de prazer ao maior número de indivíduos. Outra função da ciência é eliminar os fenômenos sobrenaturais descobrindo os mecanismos da natureza. A ciência promove a morte de fantasmas e permite aos humanos construir uma imagem verdadeira de si mesmos e da realidade. Nesse sentido, podemos declarar: a função da ciência é matar o fantasma supremo chamado: “deus”!

Aqueles que são espertos e inteligentes pensam que a fé religiosa é um grande problema. Embora certas ideias religiosas sejam inspiradoras, pessoas inteligentes acreditam em suas próprias habilidades, então parece uma perda de tempo seguir regras que não são sustentadas por evidências sólidas.

Em situações difíceis e desesperadoras as pessoas precisam se agarrar a qualquer migalha de esperança. Muitas vezes desperdiçam suas próprias habilidades e autoconfiança escolhendo então a religião como o caminho mais fácil.

Sua confiança, sua autodeterminação, suas habilidades podem criar mais significado, ajudar mais pessoas e levar a mais crescimento. Uma maneira mais inteligente é olhar para a realidade de uma variedade de perspectivas diferentes. Aprender é livrar-se dos erros. Quando você aprende ideias úteis, acaba vendo a vida por outro ângulo.

Estamos sozinhos, um dia vamos morrer, não há céu, ou inferno, não há um velho barbudo sentado num trono e olhando para nós, a única coisa que nos resta é trabalhar duro para realizar nossos desejos.

Se você apenas orar e esperar que coisas boas aconteçam, você está perdendo tempo. Não ore por algo melhor, mas lute com todas suas forças por uma vida melhor, acredite em si mesmo primeiro. Não perca tempo imaginando que existe uma existência invisível que o libertará da infelicidade e da insatisfação.

É preciso bem menos que a morte para matar um humano. Vejo a maioria dos religiosos como mortos vivos vagando pelas ruas, levando uma vidinha vazia, sem amor pelo conhecimento e amedrontados por mentiras ridículas.

Deuses são apenas uma falha do pensamento humano, valorizar as crendices culturais mágicas são uma falha colossal.

Os deuses só parecem grandes porque os crentes vivem ajoelhados. Levantem-se, rebelem-se e exijam aos vossos deuses que se mostrem ao mundo em vez de se manterem escondidos nas vossas cabeças doentias.

Quando digo a verdade, de imediato todos que temem ver suas fantasias destruídas constroem muros altos ao meu redor. Para ser sincero, lamento despertar raiva nas pessoas de fé, mas a fé jamais não torna o impossível em realidade.

Não me defino para não me limitar, embora não dure para sempre, sempre posso acrescentar algo a mim mesmo na tentativa de entender o universo, serei meu próprio deus, serei meu eterno protetor.

Eu sou aquilo que ninguém vê, uma coleção de histórias, memórias, dores, prazeres, crenças, sucessos, derrotas, sentimentos e pensamentos. O que acredito está em mim mesmo e no processo. Acredito em persistir trabalhando todos os dias para alcançar meus objetivos. Não acredito que exista um ser todo-poderoso acima de tudo observando a todos nós, não há um ser ditando o que vai acontecer, coisas boas e ruins acontecem, mas o motivo é as leis naturais que governam tudo, não há nada de divino, ou demoníaco no universo.

Apenas um verdadeiro milagre pode mudar uma mente científica, caso eu pudesse ver um mísero milagre contradizendo meus escritos, se eu pudesse ver qualquer coisa sobrenatural, qualquer milagre violando as leis da física, então escreverei livros de adoração e me tornarei o religioso mais fiel. Mas, antes de imaginar essas tolices, continuarei a acreditar no meu próprio poder como único meio de melhorar minha vida e alcançar felicidade.

--

--